quinta-feira, 12 de junho de 2014

É tempo de Copa!


Polêmica, contestada e criticada. Esses foram alguns dos predicados usados por boa parte do povo brasileiro para referir-se a Copa do Mundo. Sim, há motivos - justíssimos, ressalto - para tais questionamentos. Não, não podemos atribuir todas as mazelas do nosso país à promoção de um evento esportivo.

É bonito perceber que a juventude desta nação está mais interessada em saber o que acontece em Brasília, em se inteirar mais da cena política nacional. Todavia, é preocupante observar que esta nova postura derive para um caminho anárquico e maniqueísta. É preciso ter a clareza de que a mudança tem que partir da sociedade para a política e não no sentido inverso. 

Abordo este tema para ressaltar a importância de que saibamos preservar a Copa do Mundo - no sentido do espetáculo e não de sua organização - e a Seleção Brasileira de qualquer influência eleitoral a favor ou contra quem quer que seja. Ambos são patrimônios do povo brasileiro e não podemos confundir - e nem deixar que nos confundam - sob hipótese alguma. 

Vamos celebrar esse momento que tradicionalmente eleva a alegria do brasileiro. Seja você simpatizante de Eduardo Campos, Aécio Neves, Dilma Rousseff, de outro ou de nenhum, não iremos permitir que este mês fantástico seja partidarizado. Independente da cor da sua ideologia, vistamos as cores que nos unem para festejar esse tempo que só vivemos a cada quatro anos. O amor do nosso povo a este período, embora muitas vezes taxado de forma pejorativa, é uma manifestação válida e legítima de patriotismo. 

Mesmo não concordando com o modo como a Copa foi estruturada, serei um torcedor incondicional da nossa Seleção e, sobretudo, do êxito do evento. Não é torcendo contra o país que se muda a política. Assim que o Mundial acabar, o Brasil viverá a agenda eleitoral e teremos tempo e oportunidade de promover este outro debate. Acreditem: em outubro, seja qual for o resultado das urnas, este não refletirá o que acontecerá neste mês, mas sim o conjunto de acontecimentos que vivemos ao longo destes quatro anos. Uma maravilhosa Copa do Mundo para todos os leitores!

Arnaldo Mascarenhas Arraes Lage, 12jun2014