segunda-feira, 21 de abril de 2014

Projeto de Patrulha Ambientel de Araripina na Câmara de Vereadores



Foi apresentado na noite de terça feira (15/04) na Câmara de Vereadores, em sessão ordinária, o Projeto da Patrulha Ambiental Itinerante do Município de Araripina.

A proposta é de formação de um grupo de profissionais capacitados para atuar como agentes de defesa do meio ambiente da região através da conscientização e do combate à degradação ambiental como a exploração indiscriminada do nosso ecossistema, a poluição dos recursos hídricos, da contaminação do solo, tráfico de animais silvestres, fósseis, etc.



Também faz parte da atuação desses agentes promover ações de conscientização pela proteção do meio ambiente nas instituições de ensino, associações, órgãos públicos, empresas e comunidade.

A apresentação foi dirigida pelo idealizador do projeto – Marquel Jacob Pereira e seu colega de sala Emanuel Luiz, com apoio de seus colegas de turma do 4º período do Curso de Gestão Ambiental da FACIAGRA.

Devido à importância do tema, esteve presente uma plateia atenta e bastante diversificada, formada por professores, acadêmicos, profissionais liberais, representantes de órgãos públicos, servidores e pessoas da comunidade interessada nas questões ambientais da nossa região.


Estiveram presentes também representantes de órgãos da Prefeitura Municipal como o Chefe de Gabinete Giordany Andrade, representando o prefeito de Araripina, Glácia Pontes, Diretora de Meio Ambiente, Telma Carvalho representando a AEDA, Serliete Carvalho Mendes, diretora da FACIAGRA e representante do IPA, O Inspetor coordenador do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar de Carvalho dentre outros.

O projeto contou com o apoio e o interesse dos vereadores presentes: Luis Henrique, Doval da Saúde, Tico de Roberto, João Dias, Deval Regis, Humberto Filho e o presidente Luciano Capitão que falaram em defesa do mesmo, comprometendo-se em analisar e buscar meios de colocá-lo em prática junto ao poder executivo.

Esse será o próximo passo. Para isso é essencial que o poder público e a sociedade entendam a importância desse trabalho garantindo, assim, a disponibilização de uma ferramenta indispensável em defesa do meio ambiente da nossa região.


Por Marquel Jacob Pereira