quarta-feira, 26 de março de 2014

Anatel: sua aliada contra o abuso das empresas de telecomunicações


Informações desencontradas, atendimento sem nenhuma qualidade, falta de vontade de solucionar os problemas... Todo brasileiro seguramente já se deparou com dificuldades desta natureza ante a alguma empresa de telecomunicação, seja ela de celular, telefone fixo ou TV por assinatura. Podemos até mesmo generalizar que o investimento na atenção ao consumidor é mínimo e, sobretudo, desqualificado. 

Muitos não conhecem, no entanto, o ótimo serviço prestado pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL. Este importante órgão realiza a função de intermediar o contato entre os clientes e as prestadoras, fornecendo um prazo máximo de cinco dias úteis para a resposta, além de aferir a agilidade e se o retorno foi satisfatório ao interessado. As reclamações podem ser realizadas tanto via telefone (1331) como internet (www.anatel.gov.br).

É importante salientar que antes de reclamar junto a Anatel é preciso que se tente a solução diretamente com a empresa. Caso a solução não seja apresentada, aí sim é fundamental que o impasse seja levado a Agência. Nós do Blog Araripina em Rede recomendamos fortemente que toda e qualquer problemática pendente seja, sim, registrada junto ao órgão responsável, pois além da sua queixa ter grandes chances de ser resolvida, isso contribui para que a Anatel intensifique a fiscalização sobre dada empresa e providências sejam tomadas. 

Criticamos sempre os serviços públicos ineficazes no Brasil, mas também é necessário enaltecer quando algo funciona de modo adequado. Pessoalmente, em todas as vezes que realizei esse procedimento tive minhas demandas atendidas e recebi algum bônus pelo transtorno. Espero que essa matéria seja útil para muitas outras pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pelas empresas de telecomunicação.

Por Arnaldo Mascarenhas Arraes Lage