Informações desencontradas, atendimento sem nenhuma qualidade, falta de vontade de solucionar os problemas... Todo brasileiro seguramente já se deparou com dificuldades desta natureza ante a alguma empresa de telecomunicação, seja ela de celular, telefone fixo ou TV por assinatura. Podemos até mesmo generalizar que o investimento na atenção ao consumidor é mínimo e, sobretudo, desqualificado.
Muitos não conhecem, no entanto, o ótimo serviço prestado pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL. Este importante órgão realiza a função de intermediar o contato entre os clientes e as prestadoras, fornecendo um prazo máximo de cinco dias úteis para a resposta, além de aferir a agilidade e se o retorno foi satisfatório ao interessado. As reclamações podem ser realizadas tanto via telefone (1331) como internet (www.anatel.gov.br).
É importante salientar que antes de reclamar junto a Anatel é preciso que se tente a solução diretamente com a empresa. Caso a solução não seja apresentada, aí sim é fundamental que o impasse seja levado a Agência. Nós do Blog Araripina em Rede recomendamos fortemente que toda e qualquer problemática pendente seja, sim, registrada junto ao órgão responsável, pois além da sua queixa ter grandes chances de ser resolvida, isso contribui para que a Anatel intensifique a fiscalização sobre dada empresa e providências sejam tomadas.
Criticamos sempre os serviços públicos ineficazes no Brasil, mas também é necessário enaltecer quando algo funciona de modo adequado. Pessoalmente, em todas as vezes que realizei esse procedimento tive minhas demandas atendidas e recebi algum bônus pelo transtorno. Espero que essa matéria seja útil para muitas outras pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pelas empresas de telecomunicação.
Por Arnaldo Mascarenhas Arraes Lage
Por Arnaldo Mascarenhas Arraes Lage