segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Prefeitura de Araripina trabalha para melhorar o trânsito


Não é novidade que tradicionalmente o trânsito de Araripina gera caos e medo nas pessoas. Trabalhando para modificar essa realidade, a Prefeitura de Araripina vem tomando atitudes a fim de organizar o fluxo das ruas araripinenses. O primeiro passo foi a criação da Autarquia de Trânsito e Transportes de Araripina, a ATTA. Este órgão tem a importante missão de monitorar o trânsito e traçar soluções para as problemáticas apuradas.

A ATTA tem feito um trabalho visando sinalizar as vias do município. No centro da cidade é possível observar que várias ruas deixaram de ser de mão dupla para ter somente um sentido. Mudanças como essas, embora simples, contribuem positivamente para um melhor fluxo do trânsito. A implantação de três novos semáforos foi outra ação que contou com os esforços do prefeito Alexandre Arraes e do presidente da ATTA, Sebastião Arrais, para que pudesse ser colocada em prática. Os novos sinais dão mais segurança tanto aos motoristas quanto aos pedestres, que não foram esquecidos e ganharam semáforos exclusivos. Importante citar que as lanternas dos outros sinais já existentes foram substituídas pela tecnologia de led, que garante maior visibilidade para quem trafega.

A mais nova ação da Prefeitura de Araripina e da ATTA é a inserção de 18 agentes com o fim de educar os motoristas araripineses. Experiências bem sucedidas em outras localidades mostram que não adianta sair aplicando multas aos motoristas sem antes realizar um trabalho educacional. Temos que levar em consideração que a frota de veículos de Araripina praticamente dobrou nos últimos 7 anos e as pessoas, antes habituadas a dirigir seus carros ou pilotar suas motos numa cidade mais pacata, hoje precisam se readequarem a um trânsito mais intenso, característica de uma cidade que se desenvolve a passos largos.